Untitled Document
 
     
| Inicio | Notícias | Seguros/Convênios | Fale Conosco | Fotos |
Untitled Document
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
Untitled Document Untitled Document

Untitled Document

Untitled Document Untitled Document
  ..:: Notícias ::..
 

Vai construir? Planeje-se!

 

O  planejamento financeiro deve fazer parte da vida de qualquer pessoa, especialmente quando o próximo passo a ser tomado é a construção da casa própria. Para cumprir o prazo de fechamento da obra, evitar gastos excessivos e desperdícios de materiais, é preciso prever e estimar todos os investimentos a serem feitos durante a obra.

Para auxiliar quem acaba de decidir que vai encarar o desafio, Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), mostra o passo a passo de como se planejar financeiramente para essa jornada. Confira:

- Planta aprovada e terreno comprado. Antes de dar qualquer passo, é preciso ter um terreno e uma planta aprovada, totalmente regularizada perante os órgãos fiscalizadores. Para não existir possíveis interdições, o alvará da prefeitura liberando a construção deve estar em mãos dos proprietários desde o início do planejamento, de acordo com o presidente.

- Contratar um profissional responsável pela obra - Quando a obra estiver regulamentada, será necessário que um arquiteto ou engenheiro se tornem o responsável técnico pela obra. A partir do projeto apresentado na planta, o profissional poderá montar um orçamento estimando os gastos com materiais e mão de obra.

- Supervalorize a estimativa - Quando estimado o valor, acrescentar 50% a mais na previsão de gastos. "Se for gastar cem, precisa pensar em 150. Já superestime o valor, pois quando se constrói ou reforma, os imprevistos aparecem e as necessidades aumentam", afirma Reinaldo. Ele explica que qualquer modificação no projeto original impacta nos custos. Prever com antecedência esses investimentos traz mais tranquilidade e segurança para os donos da obra.

- Escolha a forma de pagamento. Ao olhar para todo o orçamento, caberá decidir a forma de pagamento e estabelecer o prazo para o desenvolvimento e o término da obra. Se vai pagar à vista, por meio de um financiamento, ou se vai poupar dinheiro por um tempo para depois construir. Tudo é possível, de acordo com o presidente. Porém, deve-se ter certeza que a obra será concluída, pois pará-la por falta de recursos, ou qualquer outro motivo, resultará na perda de tudo ou parte do que foi investido.

- Se for pagar à vista. Quando há dinheiro para pagar à vista, fica mais fácil pedir descontos na compra de material e negociar com a mão de obra contratada.

- Se for financiar. Reinaldo declara que hoje dá para financiar a construção junto às agências de financiamento. Porém, deve-se tomar todo o cuidado na hora de assinar qualquer papel, principalmente para ter certeza de que a prestação caberá no bolso e, assim, não enfrentará dificuldades financeiras ao longo dos anos de quitação da dívida. Também, não se deve comprometer mais do que 30% da renda familiar no pagamento das parcelas.

- Estabelecer uma rotina semanal de pagamento. A mão de obra contratada recebe semanalmente, na maioria das vezes. O presidente diz que a programação semanal para realizar o pagamento desse pessoal deve fazer parte da agenda dos donos da obra.

- Quem vai acompanhar a obra. O acompanhamento da obra é essencial, na opinião de Reinaldo. Se for necessário um terceiro para vistoriar a construção, precisa incluir na estimativa do orçamento os gastos com essa pessoa. Caso o proprietário se encarregue de acompanhar o andamento do trabalho, ele deve dispor de tempo, organizar-se e estar ciente de que terá de usar, com frequência, os horários de folga para ir até o local quantas vezes forem necessárias.

- Definir o tipo da obra. Estabelecer se a propriedade será para a vida toda, ou para certo período de tempo faz diferença na hora de escolher por determinado material. Se a construção for pensada para 20 ou 30 anos, certamente os produtos escolhidos serão de melhor qualidade, impactando no orçamento.

- Pensar na segunda etapa. Não basta terminar a estrutura da casa, é preciso colocar móveis e realizar as instalações de luz, telefone e demais componentes de uma residência. "É necessário olhar para o pós-construção, ver o que a pessoa quer ter dentro da casa e estabelecer quanto dinheiro vai gastar para isso", completa.

Untitled Document Untitled Document
       
       Appodiare-Corretora de Seguros-Sônia Masnik Santos  Av. João Pessoa, 1061 - Centro - Porto União -SC       appodiare@gmail.com  -  Fone (42) 3522-5404 / 3522-4522 / 9 8406-6221